Google

Conteúdo Programático - Concurso SABESP

ANEXO III
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo programático sugerido não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO - 4ª SÉRIE
Cargo: Ajudante Geral
Língua Portuguesa: compreensão de texto. Sinônimos e antônimos. Frases afirmativas, negativas, exclamativas, interrogativas. Noções de número: singular e plural. Noções de gênero: masculino e feminino. Concordância do adjetivo com o substantivo e do verbo com o substantivo e o pronome. Pronomes pessoais e possessivos, verbos ser, ter e regulares. Reconhecimento de frases corretas e incorretas. Matemática: operações com números naturais e fracionários; adição, subtração, multiplicação e divisão; sistemas de medidas: tempo, comprimento, capacidade, massa, quantidade.


ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO: Agente de Serviços a Clientes A, Auxiliar Administrativo A, Motorista A, Operador de Equipamentos Automotivos A, Operador de Sistemas de Saneamento A. Língua Portuguesa: interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência. Matemática: números inteiros: operações e propriedades; números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; equação do 1º grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Atualidades: Cultura geral. Fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos no ano de 2008 e divulgados na mídia local e nacional.


ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO: Para todos os cargos de Oficial Língua Portuguesa: interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência. Matemática: números inteiros: operações e propriedades; números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; equação do 1º grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos.
Conhecimentos na Área: Normas e procedimentos referente à área escolhida.


ENSINO MÉDIO COMPLETO
Língua Portuguesa: interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência. Matemática: números inteiros: operações e propriedades; números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; equação do 1º grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos; raciocínio lógico; resolução de situações-problema.
Noções de Informática: Windows, Word e Excel.
Atualidades: cultura geral. Fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos no ano de 2008 e divulgados na mídia local e nacional.


ENSINO MÉDIO TÉCNICO COMPLETO
Língua Portuguesa: interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência. Matemática: números inteiros: operações e propriedades; números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; equação do 1º
grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos; raciocínio lógico; resolução de situações-problema.
Noções de Informática: Windows, Word e Excel.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
CONTROLADOR DE SISTEMAS DE SANEAMENTO A
Automação industrial: métodos, aplicações (softwares. Ex. Casa) e dispositivos para aquisição de dados. Metrologia: medidas e grandezas utilizadas na área de vazão de líquidos e gases. Física básica: termodinâmica e estática. Propriedades da água: características físico-químicas básicas de tratamento da água e efluentes. Química básica: produtos e compostos utilizados na desinfecção e esterilização da água. Equipamentos e sistemas na área da captação e tratamento da água: filtros, separadores e difusores. Informática: interpretação de planilhas eletrônicas e gráficos, processadores de texto.

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO A (CIVIL)
Pesquisas e levantamentos. Projetos. Construção. Topografia. Desenho de arquitetura. Organização e normas. C.L.T. Materiais de construção. Máquinas e equipamentos. Informática.


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO A
Ergonometria. Prevenção e controle de perdas. Administração e legislação aplicadas. princípios de tecnologia industrial. Psicologia e segurança do trabalho. Higiene e medicina do trabalho. Tecnologia e prevenção de combate a sinistros. Métodos e técnicas de treinamento.


TÉCNICO EM EMPREENDIMENTOS A (EDIFICAÇÕES)
Interpretação de desenhos e plantas. Elaboração de desenhos de várias escalas. Conhecimento prático de trabalhos em teodolito e níveis em levantamentos planialmétricos. Cálculos de áreas e volumes através de métodos fotográficos e aritméticos. Redação e elaboração de descrição de registros. Cálculo de coordenadas. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e uso de EPI’s.


TÉCNICO EM INFORMÁTICA A
Conceitos básicos de computação e microinformática. Sistemas operacionais MS-DOS e MS Windows, Word for Windows 6.0. Planilha eletrônica Excel. Linguagens Clipper e ações.


TÉCNICO EM MANUTENÇÃO A (ELETROTÉCNICA)
Instrumentos de medição; microprocessadores e micro controladores; eletrônica industrial, eletrônica analógica e digital; dispositivos semicondutores; microeletrônica, instrumentação eletrônica e processamento de sinais; automação e controle automático de processos de comunicação de dados. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações elétricas


TÉCNICO EM MANUTENÇÃO A (MECÂNICA)
Trigonometria: elementos de triângulos retângulos. Alavancas. Roldanas. Torque de aperto imposto a um parafuso. Planificação de chapa de um invólucro cilíndrico. Atrito de deslizamento e de rolamento. Dilatação de materiais, temperatura, em escala termométrica. Desenho de parafusos. Elementos de máquinas. Resistência dos materiais e Ensaios tecnológicos. Tecnologia dos materiais. Hidráulica. Eletrotécnica. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e uso de EPI’s.


TÉCNICO DE MANUTENÇÃO A (INSTRUMENTAÇÃO/ ELETRÔNICA)
Simbologia (norma ISO 5.x, instrumentos, identificação de tags, linhas). 2. Interpretação de diagramas de instrumentação (P&ID). 3. Características (princípio de funcionamento, aplicação, etc.) de instrumentos de: vazão, temperatura, pressão, nível e detecção de fogo e gás. 4. Características (princípio de funcionamento, aplicação, etc.) de elementos finais: solenóides, atuadores, posicionadores, válvulas e conversores de sinais. 5. Transmissão de sinais (elétrica pneumática e hidráulica). 6. Instrumentação inteligente (instrumentos micro processados, transmissores inteligentes e computadores de vazão). 7. Controle. Conceito e componentes de
malhas de controle. Algoritmos de controle (discreto e contínuo - PID). Parâmetros e sintonia de controladores. Sistemas de alarme, intertravamento e segurança. 8. Processo. Princípios de funcionamento de plantas de processos de produção de óleo e gás (controle do poço, separação compressão, transferência, tratamento químico). Princípios de funcionamento de sistema de geração de energia (turbo geradores e diesel geradores), sistemas de corrente contínua e inversores. 9. Redes de comunicação de dados. Redes e protocolos industriais (modbus, profibus, fieldbus foundation, opc e Hart). Redes de computadores (ethernet, TCP/IP). Dispositivos de
comunicação (switches, roteadores, hubs). Meios físicos (fibra óptica, UTP). Padrões de comunicação RS-232 e RS-485. 10. Informática. Algoritmos e fluxograma de programação. Noções de funcionamento de banco de dados. Sistemas operacionais Microsoft Windows. Arquitetura de computadores. 11. Controladores programáveis. Conceito, arquitetura e aplicação (hardware e software). Componentes (cartões: de i/o, comunicação, coprocessador,
etc.) e suas funções. Padrões de numeração (binária, hexadecimal, etc.). Portas e diagramas
lógicos. Blocos de funções e funções avançadas (funções matemáticas, movimentação de variáveis, PID, etc.). Programação em linguagem ladder. 12. Sistemas supervisórios. Conceito, arquiteturas e aplicação. Formas de aquisição de dados em tempo real. Funções de interface humano máquina (anunciação de alarmes, emissão de relatórios, interface com banco de dados e operação). 13. Integração de sistemas (CP e IHM). Planejamento e estruturação de aplicações para CP e supervisórios (mapeamento de memória, endereçamento). Pesquisa de defeitos. 14. Gestão da manutenção. Manutenção preventiva e corretiva, principais técnicas. Planejamento e
detalhamento de serviços de montagem e manutenção. Instrumentos de medição; microprocessadores e micro controladores; eletrônica industrial, eletrônica analógica e digital; dispositivos semicondutores; microeletrônica, instrumentação eletrônica e processamento de sinais; automação e controle automático de processos de comunicação de dados. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações elétricas


TÉCNICO EM SISTEMAS DE SANEAMENTO A (EDIFICAÇÕES)
Conhecimento de projetos e fiscalização, medição, administração de obras e custos operacionais. Conhecimento de instalação e reparos de rede de água e esgoto. Concretagem, terraplenagem, escavações/escoramentos, compactação de solos e assentamento de tubulações.


TÉCNICO EM SISTEMAS DE SANEAMENTO A (ELETRÔNICA)
Conhecimentos técnicos de natureza elétrica, eletrônica, instrumentação e mecânica. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e uso de EPI’s


TÉCNICO EM SISTEMAS DE SANEAMENTO A (MECÂNICA)
Conceito de pressão numérica. Noções de termodinâmica. Primeira lei de conservação de energia. Mecânica de fluídos. Transmissão de calor. Resistência dos materiais. Tração e compressão entre os limites elásticos. Momento de inércia figuras planas. Máquinas de fluxo. Princípio de funcionamento e operação de ventiladores, bombas centrífugas, compressores turbinas. Seleção de materiais. Propriedades mecânicas dos materiais. Ligas de ferro carbono. Tratamento térmico. Manutenção preventiva. Manutenção preditiva. Planejamento de manutenção. Válvulas de controle.

TÉCNICO EM SISTEMAS DE SANEAMENTO A (QUÍMICA)
Conhecimentos de produtos químicos utilizados para tratamento: funções e utilidades. Ex. Cloro, sulfato de alumínio, cloreto férrico, ácido fluorsilícico. Vidraria de laboratório: pipetas, provetas, bequer, etc. Equipamentos de laboratório: phmetro. Conhecimentos das fases de tratamento de água e esgotos. Análise de controle: ph, sólidos residuais. Oxigênio dissolvido (od). Demanda bioquímica de oxigênio (dbo). Demanda química de oxigênio (dqo).tipos de tratamento de esgoto para afluentes domésticos. Lagoas de estabilização. Valas de oxidação. Lodo ativado com aeração prolongada e filtros biológicos. Conhecimentos básicos de eletricidade: voltagem. Mecânica: motores. Eletrônica. Instrumentação. conceitos sobre normas de segurança do trabalho e
uso de EPI’s.


TÉCNICO EM SISTEMAS DE SANEAMENTO A (SANEAMENTO)
Conhecimentos de produtos químicos utilizados para tratamento: funções e utilidades. Ex. Cloro, sulfato de alumínio, cloreto férrico, ácido fluorsilícico. Vidraçaria de laboratório: pipetas, provetas, Becker, etc. Equipamentos de laboratório: peagômetros. conhecimentos das fases de tratamento de água e esgotos. Análise de controle: ph, sólidos residuais. Oxigênio dissolvido (OD). Demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Demanda química de oxigênio (DQO). tipos de tratamento de esgoto para afluentes domésticos. Lagoas de estabilização. Valas de oxidação. Lodo ativado com aeração prolongada e filtros biológicos. Conceitos sobre normas de
segurança do trabalho e uso de EPI’s.


TÉCNICO EM SISTEMAS DE SANEAMENTO A (AGRIMENSURA)
Instrumentos topográficos; operações para levantamento planialtimétricos; operações de GPS; taqueometria; reambulação; fotointerpretação; calculo de áreas e volumes; desenho topográfico; digitalização de documentos cartográficos; locação de canais e estradas; cálculos por meio analíticos e digitais; desenhos de plantas por meio digital; e, elaboração de memorial descritivo de levantamentos de áreas; coleta de amostras para analise no laboratório. Georeferenciamento.


SECRETÁRIA A
1. Conceitos básicos sobre organização e administração. 2. questões sobre as rotinas e funcionamento internos da empresa . 3. noções de informática:Word, Excel, Access, PowerPoint, etc.


SECRETÁRIA C
1. Conceitos básicos sobre organização e administração. 2. questões sobre as rotinas e funcionamento internos da empresa . 3. Noções de informática: Word, Excel, Access, PowerPoint, etc. Idioma – inglês: compreensão de textos. Capacidade de compreender idéias gerais e específicas por meio da análise de textos selecionados de livros, jornais ou revistas (publicações recentes), de nível avançado, que abordem temas culturais, literários e científicos. Estruturas lingüísticas - os tópicos gramaticais exigidos para a compreensão dos textos são os seguintes: frase nominal: substantivo (gênero e número), adjetivo (graus comparativo e superlativo), modificadores do substantivo (artigos, demonstrativos, indefinidos). Frase verbal: verbo (tempo, aspecto, modo; voz; modais), modificador do verbo (advérbio). Pronomes. Conectivos. Preposições e locuções prepositivas. Estruturas de frase simples e complexas: coordenação, subordinação e orações reduzidas. ENSINO SUPERIOR COMPLETO EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO Língua portuguesa: interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio. Preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Matemática: Operação com números reais, expressões numéricas. Produtos notáveis e fatoração. Equações e inequações (1º e 2º graus). Sistemas. Resolução de problemas. Porcentagem, juros simples e compostos. Função de 1º e de 2º grau. Função exponencial e logarítmica. Funções trigonométricas. Análise combinatória. Probabilidade. Geometria analítica: distância entre dois pontos, equação da reta, retas paralelas e perpendiculares, equação da circunferência. Números complexos. Noções de estatística: média, moda e mediana. Conhecimentos de Microinformática: sistema operacional Windows e ferramentas do pacote Office.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
ADVOGADO A, B e C
1. Direito constitucional: constituição: conceito e conteúdo. Poder constituinte original e derivado. Eficácia, aplicação e integração das normas constitucionais. Leis complementares à constituição. Direitos e garantias individuais, habeas corpus, mandado de segurança, ação popular, direito de petição. Separação de poderes. Poder legislativo: composição e atribuições. Processo legislativo. Poder executivo: composição e atribuições. Poder judiciário: composição e atribuições. Estado federal: a união, os estados, os municípios, o distrito federal e os territórios. Regiões metropolitanas. Princípios e normas referentes à administração pública direta e indireta.
Regime jurídico dos servidores públicos civis. Advocacia pública. Princípios constitucionais do orçamento. Tributação e orçamento: sistema tributário nacional, finanças públicas. Ordem econômica e financeira. Ordem social: seguridade social, educação, cultura, desporto, ciência e tecnologia, comunicação social, meio ambiente. 2. Direito civil e empresarial. Lei de Introdução Ao Código Civil Brasileiro. Pessoa natural. Conceito, capacidade, domicílio. Nascituro. Direitos da personalidade. Pessoas jurídicas. Espécies. Pessoas jurídicas de direito público e
privado. Associações, sociedades civis e empresariais. Fundações públicas e privadas. Cooperativas. Organização social de interesse público. Desconsideração da personalidade jurídica no direito civil, no direito tributário e no direito do consumidor. Responsabilidade dos sócios, diretores e administradores. Fato jurídico. Negócio jurídico, ato jurídico lícito e ato jurídico ilícito. Condições, termo e encargo. Defeitos dos negócios jurídicos. Invalidade dos negócios jurídicos. Forma e prova dos negócios jurídicos. Prescrição e decadência. Prazos prescricionais e
decadenciais contra as pessoas jurídicas de direito público. Bens. Conceito, classificação, espécies. Bens imateriais. Bens públicos. Terras devolutas. Obrigações: conceito, classificação, modalidades. Efeitos, extinção e inadimplemento das obrigações. Transmissão das obrigações. Contratos. Disposições gerais. Contratos preliminares. Formação e extinção dos contratos. Distrito. Vícios redibitórios. Evicção. Contratos aleatórios. Cláusula resolutiva. Exceção de contrato não cumprido. Resolução por onerosidade excessiva. Espécies de contratos: compra e venda troca, doação, locação, locação predial urbana (Lei n.º 8.251/91), empréstimo, prestação de serviço, empreitada, depósito, mandato, comissão, agência e distribuição, corretagem, transporte, seguro, constituição de renda, fiança, transação, compromisso. Atos unilaterais. Títulos de crédito. Leis especiais. Responsabilidade civil, responsabilidade objetiva e subjetiva. Indenização. Dano material e dano moral. Preferências e privilégios creditórios. Direito de empresa. Empresário. Sociedade: não personificada e personificada. Espécies. Estabelecimento. Falência e concordata. Posse. Conceito, aquisição, efeitos e perda. Interditos possessórios. Propriedade: função social. Aquisição e perda da propriedade móvel e imóvel. Privação da propriedade e justa indenização. Usucapião: modalidades. Registro imobiliário. Condomínio voluntário e necessário: condomínio edilício. Propriedade resolúvel e propriedade fiduciária. Incorporação imobiliária. Direito de vizinhança. Uso anormal da propriedade. Passagem forçada. Águas. Limites entre prédios e direito de tapagem. Direito de construir. Dano infecto. Direito reais sobre coisas alheias. Superfície, servidões, usufruto, uso e habitação. Direito do promitente comprador. Adjudicação compulsória. Direitos reais de garantia: penhor hipoteca e anticrese. Direito de família: casamento, relações de parentesco. Regime de bens entre os cônjuges. Alimentos. Bem de família. União estável. Ausência. Curatela e tutela. Direito das sucessões: sucessão legítima e testamentária. Partilha. Herança jacente. Direito autoral: conceito, princípios. 3. Direito processual civil. Princípios constitucionais e gerais de processo civil. Jurisdição. Jurisdição contenciosa e voluntária. Competência: conceito, espécies e critérios de determinação da competência. Modificações da competência. Declaração e conflitos de competência. Atos processuais: classificação, forma, tempo, lugar, prazo, comunicação e nulidades. As pessoas jurídicas de direito público no processo civil. Especificidades. Formação, suspensão e extinção do processo. Processo de conhecimento. Procedimentos e suas espécies. Antecipação da tutela de mérito. Petição inicial. Resposta do réu. Reconvenção e exceções. Impugnação ao valor da causa. Revelia e seus efeitos. Litisconsórcio e assistência. Intervenção de terceiros. Julgamento conforme o estado do processo. Provas. Noções gerais, sistema, espécies, produção. Audiência. Sentença e coisa julgada. Ação rescisória. Recursos. Noções gerais, princípios, espécies. Recurso adesivo. Recursos regimentais. Processos nos tribunais. Liquidação da sentença. Execução. Espécies. Embargos do devedor. Penhora. Arrematação. Exceção de pré-executividade. Execução contra as pessoas jurídicas de direito público. Precatórios. Processo cautelar. Princípios. Poder geral de cautela. Procedimentos cautelares específicos procedimentos especiais. Ações petitórias e possessórias. Nunciação de obra nova e demolição. Embargos de terceiros. Ação de usucapião. Retificação de área, divisão, retificação de registro imobiliário. Ação de desapropriação. Mandado de segurança individual e coletivo. Ação popular, ação civil pública. Ação monitória. Ação declaratória. Ação declaratória incidental. Execução fiscal. Lei Federal n.º 6.830/80. Ação de despejo, ação revisional de aluguel e ação renovatória. 4. Direito administrativo. Princípios constitucionais do direito administrativo. Controle interno e externo da administração pública. Administração pública: conceito, estrutura, poderes e deveres do administrador público. Responsabilidade dos prefeitos municipais. Administração indireta: conceito, autarquias, empresas públicas, fundações públicas e sociedades de economia mista. Poderes administrativos. Ato administrativo: conceito, elementos, atributos, espécies. Discricionariedade e vinculação. Abuso e desvio de poder. Ato administrativo punitivo. Multas. Ato administrativo: anulação, revisão e revogação. Controle jurisdicional. Procedimento administrativo: conceito, princípios, pressupostos, objetivos. Contratos administrativos: conceito, espécies, disposições peculiares. Cláusulas necessárias. Inadimplemento. Rescisão. Licitação: natureza jurídica, finalidades, espécies, modalidades. Processo licitatório. Dispensa e inexigibilidade. Serviços públicos: conceito, classificação. Concessão e permissão. Agentes públicos. Servidores públicos, conceito, categorias, direitos e deveres. Cargo, emprego e função: normas constitucionais, provimento, vacância. Responsabilidades dos agentes públicos: civil, administrativa e criminal. Processo administrativo disciplinar. Bens públicos; regime jurídico e classificação. Formas de utilização, concessão, permissão e autorização de uso. Desafetação e alienação. Desapropriação: conceito. Desapropriação por utilidade pública, necessidade pública, interesse social. Indenização. Desapropriação indireta. Função social da propriedade. Responsabilidade civil do estado. Responsabilidade pelos atos danosos praticados pelos agentes públicos. Responsabilidade pela omissão ou deficiência de serviço. Excludentes de responsabilidade. Responsabilidade civil pessoal dos agentes públicos. Improbidade administrativa. Lei Federal n.º 8.429/92. Direito urbanístico: uso e ocupação de solo urbano. Zoneamento. Poder de polícia municipal. Parcelamento do solo (Lei Levam – Federal n.º 6.766/79). Limitações ao direito de propriedade. Controle da construções e do uso. Estatuto da cidade. Instrumentos de política urbana. Usucapião especial de imóvel urbano. Usucapião coletivo. Plano diretor. Outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso. Meio ambiente urbano. Controle da poluição sonora e visual. 5. Direito tributário. Definição e conteúdo do direito tributário. Conceito de tributo. Espécies de tributos. Imposto, taxa contribuição de melhoria e outras contribuições. Fontes do direito tributário. Fontes primárias. Fontes secundárias. vigência e aplicação da legislação tributária no tempo e no espaço. Interpretação e integração da legislação tributária. O sistema constitucional brasileiro. Princípios constitucionais tributários, competência tributária, discriminação das receitas tributárias, limitações ao poder de tributar. Imunidades tributárias. Espécies tributárias. Competência tributária. Parafiscalidade. Exercício de competência tributária. O fato gerador da obrigação tributária. Obrigação tributária principal e acessória. Hipótese de incidência e fato imponível. Capacidade tributária. Sujeito ativo da obrigação tributária. Sujeito passivo da obrigação tributária, direto e indireto. Domicílio tributário. Responsabilidade pelo tributo e responsabilidade por infrações. Denúncia espontânea. O crédito tributário: constituição. Lançamento: definição, modalidades e efeitos. Suspensão do créditos tributário, modalidades, extinção das obrigações tributárias e exclusão do crédito tributário. Infrações e sanções tributárias. Conceito e natureza jurídica. Garantias e privilégios do crédito tributário. Preferência e cobrança em falência e concordata. Responsabilidade patrimonial dos sócios e administradores. Alienação de bens em fraude à fazenda pública. Dívida ativa. Inscrição do crédito tributário. Pressupostos legais, presunção de certeza e liquidez da dívida inscrita, emendas e substituições de certidões de dívida ativa. Certidões negativas, sigilo fiscal, divulgação de informações, limitações. A execução fiscal. Mandado de segurança, ação anulatória de débito fiscal, ação de repetição de indébito tributário, ação de consignação em pagamento, ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária. Ação cautelar fiscal. 6. Direito do trabalho e previdenciário. Relações de trabalho. Natureza jurídica. Caracterização. Sujeitos da relação de emprego: empregador, empregado, autônomos, avulsos, temporários. Sucessão de empregadores. Contrato de trabalho: definição. Diferenças entre contrato de trabalho e locação de serviços, empreitada, representação comercial, mandato, parceria. Espécies e efeitos. Alteração. Término. Remuneração. Conceito. Distinção entre remuneração e salário. Repouso. Férias. Sindicatos. Condições de registro e funcionamento. Atividades e prerrogativas. A fazenda pública perante a justiça do trabalho. Justiça do trabalho: organização e competência. Dissídios individuais e coletivos. 7. Direitos difusos e coletivos. Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. Principais categorias. Proteção ao patrimônio público e social. Políticas públicas. Ação civil pública: conceito, objeto, legitimação, interesse de agir. Litisconsórcio e assistência. Competência. Transação. Sentença. Recursos. Coisa julgada. Execução. Ação popular: conceito, objeto, legitimação, interesse de agir. Ação popular destinada à anulação de ato lesivo ao interesse público e à tutela de interesses difusos. Competência. Sentença. Coisa julgada. Recursos. Posição processual das pessoas de direito público. Relações de consumo. Improbidade administrativa: natureza do ilícito. Modalidades. Sanções. Ação de responsabilidade por ato de improbidade administrativa. Legitimação. Competência. Ações cautelares. Sentença, coisa julgada. Prescrição. Atuação da pessoa jurídica de direito público. Criança e adolescente. Princípios. Direitos fundamentais. Política de atendimento. Medidas de proteção. Proteção da criança e do adolescente em juízo: individual e coletiva. Conselho tutelar. Direito ambiental direito ambiental. Política nacional do meio ambiente. Princípios. Responsabilidade civil ambiental. Licenciamento ambiental. Sanções penais e administrativas. Desapropriação ambiental. Áreas de proteção mananciais. Legislação federal. Lei da política nacional do meio do maio ambiente (Lei nº 6.938/81). Lei de Ação Cível Pública (Lei nº 7.347/85). Lei da Política Nacional De Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97). Lei de crimes ambientais (Lei nº 9.605/98). Resoluções Conama 01/86, 237/97, 273/04. Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/79). 8. Direito financeiro. Responsabilidade fiscal (Lei Complementar n.º 101/00), controle de orçamentos e de balanços: Lei Federal n.º 4.320/64. Plano plurianual. Lei de Diretrizes Orçamentárias. Lei Orçamentária Anual.


ADVOGADO B e C
Regulação econômica. Lei n. 11.445/07 e Lei Estadual n. 1025/07. Direito Penal e Processual Penal. Crime e imputabilidade penal. Aplicação da Lei Penal. Inquérito policial. Ação penal. Crimes em espécie: crimes contra a administração pública, crimes contra a fé pública, crimes contra o patrimônio. Aspectos penais da Lei nº 8.666/93. Direito do consumidor: conceito de consumidor, relações de consumo, conceito de fornecedor, conceito de produtos e serviços, direitos básicos do consumidor, responsabilidade pelo fato do produto e do serviço, responsabilidade por vício do produto e do serviço, desconsideração da personalidade jurídica, práticas abusivas. Procom. Juizados especiais cíveis.


ANALISTA ADMINISTRATIVO A
1. teorias da administração. 2. Administração de recursos materiais e patrimoniais. 3. Análise financeira, administrativa e de pessoal. 4. Organização e métodos. 5. Trabalho em equipe.


ANALISTA ADMINISTRATIVO B
1. Gestão contemporânea. 2. Gestão estratégica e planejamento estratégico. 3. Abordagem organizacional de sistemas: organizações vistas como sistemas. 4. Comunicação como ferramenta de gestão. 5. Gestão de processos organizacionais. 6. Abordagens contemporâneas de liderança: liderança situacional. 7. Organização do trabalho em equipe. 8. Domínio de tópicos atuais e relevantes nas áreas de política, economia, sociedades, desenvolvimento sustentável. 9. Convergência e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 10. Gestão de recursos humanos. 11. Elaboração, análise, avaliação e gerenciamentos de projetos. 12. Administração de contratos administrativos.


ANALISTA ADMINISTRATIVO C
Introdução à teoria geral da administração - a administração e suas perspectivas: delineando o papel da administração. Os primórdios da administração, antecedentes históricos da administração: preparando as condições para a moderna empresa. A abordagem clássica da administração - administração científica: arrumando o chão da fábrica. Teoria clássica da administração: organizando a empresa. A abordagem humanística da administração, teoria das relações humanas: humanizando a empresa. Decorrências da teoria das relações humanas: dando importância aos grupos. A abordagem neoclássica da administração - teoria neoclássica da administração: definindo o papel do administrador. Decorrências da teoria neoclássica: tipos de organização: dando forma à empresa, departamentalização: compondo as unidades da empresa, administração por objetivos: focalizando resultados. Abordagem estruturalista da administração, modelo burocrático de organização: em busca da organização ideal. Teoria estruturalista da administração: ampliando os horizontes da empresa. Abordagem comportamental da administração - teoria comportamental: dominando a empresa por meio de pessoas. Teoria do desenvolvimento organizacional (do): empreendendo a mudança e a renovação empresarial. Abordagem sistêmica da administração, tecnologia e administração: criando a infra-estrutura da empresa. Teoria matemática da administração: racionalizando decisões. Teoria de sistemas: ampliando as fronteiras da empresa. Abordagem contingencial da administração, tecnologia da contingência: em busca da flexibilidade e da agilidade. Novas abordagens da administração, para onde vai à teoria geral de administração.



ANALISTA DE COMUNICAÇÃO A (JORNALISMO)
Elementos e teorias da comunicação, funções da linguagem. Características da linguagem jornalística. Características da linguagem publicitária. Elementos básicos de marketing. Planejamento de campanha. Produção audiovisual. Organização de eventos. Análise de textos jornalísticos e publicitários.



ANALISTA DE INFORMÁTICA A
Computadores: organização e arquitetura de computadores (hardware e software). Componentes funcionais de computadores. Linguagens de programação. Sistemas de informação. Teoria geral de sistemas. Microinformática: fundamentos, periféricos. Sistemas operacionais: fundamentos, arquitetura, gerenciamento de memória, gerenciamento de processos, gerenciamento de io, sistema de arquivos. Suporte avançado em sistemas operacionais de rede. Suporte básico em ambiente de servidores. Aplicativos: conceitos e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. Suporte avançado a editores de texto e planilhas de cálculo. Redes de computadores: conceitos e fundamentos de comunicação de dados. Meios físicos (par trançado, cabo coaxial, fibras óticas, outros meios de comunicação). Serviços de comunicação. Topologias, modelo osi e arquitetura tcp/ip. Protocolos e serviços de redes (dns, wins, iis, ftp, etc.). Funcionalidades de elementos de redes (hubs, switches, bridges, roteadores, modem, firewall). Transmissão de informação analógica e digital. Comutação de circuitos e comutação de pacotes. Gerência de rede: fundamentos. Arquitetura cliente/servidor: conceitos e características. Tipos e implementações de modelos em arquitetura cliente/servidor. Arquitetura em três camadas. Conceitos de internet e intranet: características e funcionamento. Ambiente web: arquitetura de soluções para web. Linguagens de desenvolvimento: HTML e Java - conhecimento básico e fundamentos. Correio eletrônico. Protocolos (pop3 ou imap4, smtp, http, https, ftp, dhcp, dns). Princípios de engenharia de software. Modelos de desenvolvimento. Análise e projeto de sistemas: conceitos básicos. Análise e técnicas de levantamento de requisitos. Organização e métodos: conceitos de modelo funcional. Especificações de entradas, saídas, arquivos e programas. Definição de projeto lógico e físico. Análise estruturada. Projeto estruturado. Prototipação. Modelo conceitual de dados. Ferramentas da análise estruturada (mer e dfd). Documentação. Análise e projeto orientado a objetos: conceitos básicos, ferramentas de orientação a objetos: uml. Use case e diagrama de classe. Gerência de projetos: estudo de viabilidade técnica e econômica, análise de risco, métricas para estimativas de prazo e custo. Banco de dados: conceitos e fundamentos. Modelos de banco de dados.
Métodos de acessos. Sistemas gerenciadores de banco de dados. Sql - structured query language. Segurança de sistemas: segurança física e lógica. Conceitos de backup e restauração. Conceitos de certificações digitais e criptografia de dados. Sistemas de segurança. Segurança da informação: fundamentos. Vírus de computador.


ANALISTA DE MARKETING A
1. introdução e conceitos de marketing: o que é marketing. A que se aplica o marketing: tipos de marketing e escopo de marketing. Quem realiza o marketing. Principais mercados de clientes: mercado consumidor, organizacional, global, sem fins lucrativos (terceiro setor e governamental). As orientações de marketing: para produção, produto, venda, cliente. Introdução ao marketing de relacionamento, marketing integrado, marketing interno, marketing socialmente responsável. Necessidades, desejos e demanda. Diferença entre publicidade e propaganda. 2. Introdução ao composto de marketing (4p’s) e outros compostos: 8p’s, 4c’s e 4ª’s: conceitos e definições: produto. Preço. Praça. Promoção. 3. O processo de pesquisa de marketing: definição do problema, das alternativas e dos objetivos da pesquisa; desenvolvimento do plano de pesquisa; coleta das informações; análise das informações; apresentação dos resultados; tomada de decisão. Fontes de informação e tipos de levantamento (diferença entre informações e dados). Tipo de pesquisa: qualitativa e quantitativa. Quando são recomendadas. Questionário e entrevista. 4. Visão geral do processo de entrega de valor para o cliente: a entrega de valor para o cliente. Cadeia de valor para o cliente. 5. Segmentação de mercado e a coleta e análise de informações: o que é segmentação. A necessidade da segmentação. Segmento versus nicho. Tipos de segmentação de mercado e sua aplicação. O que é a pesquisa de mercado: para que serve e ferramentas. 5. Análise do ambiente: ambiente econômico. Ambiente político e legal. Ambiente social. Ambiente natural. Ambiente tecnológico. Ambiente competitivo. 6. Introdução à gestão de marcas: desenvolvimento e administração: conceito de marcas. Importância das marcas: seu papel social e econômico. O valor dar marcas. Brand equity. Construção da marca. Comunicação da marca. O processo de comunicação: o uso da imagem, som, texto e expressão.



ANALISTA DE PLANEJAMENTO A
Conceitos básicos em: geoprocessamento. Estatística (média aritmética, geométrica, harmônica e desvios). Informática básica (Word, Excel, Power Point, Ms Project, Outlook, Internet). Gerenciamento e controle de projetos (cronogramas físico-financeiro). Análise de viabilidade técnica econômica (ROI). Políticas públicas de saneamento. Definição de organograma empresarial. Processos de organização (planejamento, organização, direção e controle). Elaboração de plano de negócios (análise de ambientes interno, externo, matriz SWOT). Comunicação gerencial (feedback, mensagens, memorandos, cartas). Legislação básica em saneamento público. Formas de financiamento (leasing, financiamento direto ou governamental). Juros simples e composto. Obtenção de financiamentos públicos e privados (BNDES, CNPq, BID). Projeto social e ambiental (poluição ar, solo e mananciais).



ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS A (SERVIÇO SOCIAL)
Instituições políticas, processo político e políticas sociais públicas. Meio ambiente. Gestão de benefícios e transferência de renda. Lei orgânica do serviço social (loas). Sistema único de assistência social – suas. Norma operacional básica do suas - nos/suas. Norma operacional de recursos humanos – nob/rh. Agências reguladoras ANVISA e as. Planejamento: planos, programas e projetos. Captação de recursos. Avaliação de programas sociais. Código de ética profissional do assistente social. Legislação que regulamenta a profissão de assistente social. Estratégias e técnicas de intervenção: abordagem individual, em grupos, em redes. Atuação na equipe interprofissional. Elaboração de relatórios, laudo e pareceres. Constituição federal. Lei Federal nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei Federal nº 8.429/1992 - Lei de Improbidade Administrativa. Administração de cargos e salários. Avaliação de desempenho. Desenvolvimento sustentável. Dinâmica das relações interpessoais. Economia e mercado. Empreendedorismo e estratégias de negócios. Estatística aplicada. Ética e legislação: trabalhista e empresarial. Gerenciamento de pessoas. Gestão recursos patrimoniais e logísticos. Modelos de liderança. Saúde e segurança no trabalho/benefício e assistência social. Suprimento de mão de obra. Técnicas de negociação. Treinamento e desenvolvimento.



ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS A (ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL/TRABALHISTA)
Admissão; demissão; movimentação; cessão; desligamento; registro; pagamento de salários, vantagens e benefícios dos empregados; verbas e regras rescisórias; promoção; transferência e férias; legislação trabalhista; benefícios; contratos de trabalho. Liderança situacional; planos de cargos e salários; remuneração fixa e variável; administração de benefícios; descrição de cargos; avaliação de cargos pela metodologia de pontos; pesquisa salarial; plano de carreira (carreira em “y”) planos de incentivos e de reconhecimento; PLR; administração salarial; descrição, análise e avaliação de cargos; orçamento de pessoal; planejamento; controle e análise; orçamento dos custos de pessoal. Avaliação de desempenho (avaliação 360º graus), recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; comunicação interna; clima organizacional; gestão por competências; recrutamento e seleção em empresas estatal e privada; processo seletivo público; consultorias de outplacement; consultorias de recrutamento e seleção e agências de emprego; headhunter. Administração de recursos humanos. Administração de cargos e salários. Estatística. Planejamento de recursos humanos. Informatização de recursos humanos. Relações sindicais.


ANALISTA DE SISTEMAS A
Conceitos básicos de engenharia de software, reengenharia de sistemas, básico de gerenciamento de projetos – PMBOK, conceitos de gui (graphical user interface), conceitos avançados de linguagens de programação, banco de dados, sistemas operacionais, aplicativos da MS-office.


ANALISTA DE SUPRIMENTOS A
Administração de suprimentos - gestão de estoques: conceitos de gestão de estoques. Tipos de demanda. Tipos de estoques. Modelo de gestão de estoques. Curva abc. Demanda dependente e independente. Administração de compras e certificação de fornecedores. Sistema logístico: conceitos de logística. Metas e estratégias atuais. Distribuição e transportes modais. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Indicadores da gestão do sistema logístico. Armazenagem: níveis de estoques. Custo de armazenagem. Elaborar processo de licitações e dispensas de valor no âmbito nacional e internacional e licitações, conhecimento das Leis nº 8.666/93 e 10.520/01.

ANALISTA ECONÔMICO-FINANCEIRO A e B
Procedimentos e rotinas de tesouraria e operações financeiras. Procedimentos e rotinas de planejamento financeiro. Procedimentos e rotinas de fluxo de caixa. Procedimentos e rotinas de aplicações em títulos do mercado financeiro. Procedimentos e rotinas do sistema de pagamento bancário. Legislação cambial e comércio exterior (importação). Procedimentos e rotinas de negociação e administração de contratos. Procedimentos e rotinas de operações de crédito internas e externas. Procedimentos e rotinas de gerenciamento de dívidas. Procedimentos e rotinas de operações de compra e venda de divisas. Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO. Procedimentos e rotinas de elaboração e acompanhamento do orçamento da administração pública federal indireta - PDG/OAI. Procedimentos e rotinas de SIDOR-net. Procedimentos e rotinas de seguros. Procedimentos e rotinas de liquidação de sinistros. Procedimentos e rotinas de legislação no ingresso de divisas. Impostos: conhecimentos básicos (ICMS, ISS, PIS/COFINS). Logística – documentação de importação, incoterms, crédito documentário, transporte internacional e nacional. Comércio internacional e legislação brasileira de importação (bens e serviços).



ANALISTA ECONÔMICO-FINANCEIRO C, D e E
Procedimentos e rotinas de tesouraria e operações financeiras. Procedimentos e rotinas de planejamento financeiro. Procedimentos e rotinas de fluxo de caixa. Procedimentos e rotinas de aplicações em títulos do mercado financeiro. Procedimentos e rotinas do sistema de pagamento bancário. Legislação cambial e comércio exterior (importação). Procedimentos e rotinas de negociação e administração de contratos. Procedimentos e rotinas de operações de crédito internas e externas. Procedimentos e rotinas de gerenciamento de dívidas. Procedimentos e rotinas de operações de compra e venda de divisas. Lei das Diretrizes Orçamentárias - IDO. Procedimentos e rotinas de elaboração e acompanhamento do orçamento da administração pública federal indireta - PDG/OAI. Procedimentos e rotinas de SI Dor. Procedimentos e rotinas de seguros. Procedimentos e rotinas de liquidação de sinistros. Procedimentos e rotinas de legislação no ingresso de divisas. Impostos: conhecimentos básicos (ICMS, ISS, PIS/COFINS). Logística – documentação de importação, incoterms, crédito documentário, transporte internacional e nacional. Comércio internacional e legislação brasileira de importação (bens e serviços). Matemática financeira. Orçamento: elaboração orçamentária (custeio, investimentos, financiamentos, DRE, fluxo de caixa e balanço). Demonstrações financeiras. Programa de dispêndios globais: OAI (orçamento anual de investimentos); PAA (plano anual de atividades).



ANALISTA ECONÔMICO–FINANCEIRO C (CONTABILIDADE)
Demonstrações financeiras básicas: balanço patrimonial. Demonstração do resultado. Demonstração de origens e aplicações de recursos. Demonstração das mutações patrimoniais. Notas explicativas. Parecer dos auditores independentes. 2. Análise horizontal e vertical: indicadores percentuais horizontais. Indicadores percentuais verticais. Estudo de tendências. 3. Índices de liquidez: liquidez corrente. Liquidez seca. Liquidez imediata. Liquidez geral. 4. Índices de atividade: prazo médio de renovação de estoques. Prazo médio de recebimento das vendas. Prazo médio de pagamento das compras. Ciclo operacional e ciclo financeiro. 5. Índices de estruturação de capitais: participação de capitais de terceiros. Composição do endividamento. Imobilização do patrimônio líquido. 6. Índices de rentabilidade: giro do ativo. Margem líquida. Rentabilidade do ativo. Rentabilidade do patrimônio líquido. 6. Análise do capital de giro: capital de giro. Capital circulante líquido. Necessidade de capital de giro.


ANALISTA ECONÔMICO-FINANCEIRO F
Procedimentos e rotinas de tesouraria e operações financeiras. Procedimentos e rotinas de planejamento financeiro. Procedimentos e rotinas de fluxo de caixa. Procedimentos e rotinas de aplicações em títulos do mercado financeiro. Procedimentos e rotinas do sistema de pagamento bancário. Legislação cambial e comércio exterior (importação). Procedimentos e rotinas de negociação e administração de contratos. Procedimentos e rotinas de operações de crédito internas e externas. Procedimentos e rotinas de gerenciamento de dívidas. Procedimentos e rotinas de operações de compra e venda de divisas. Lei das Diretrizes Orçamentárias - IDO. Procedimentos e rotinas de elaboração e acompanhamento do orçamento da administração pública federal indireta - PDG/OAI. Procedimentos e rotinas de SIDOR-NET. Procedimentos e rotinas de seguros. Procedimentos e rotinas de liquidação de sinistros. Procedimentos e rotinas de legislação no ingresso de divisas. Impostos: conhecimentos básicos (ICMS, ISS, PIS/COFINS). Logística – documentação de importação, incoterms, crédito documentário, transporte internacional e nacional. Comércio internacional e legislação brasileira de importação (bens e serviços). Matemática financeira. Orçamento: elaboração orçamentária (custeio, investimentos, financiamentos, DRE, fluxo de caixa e balanço). Demonstrações financeiras. Programa de dispêndios globais: OAI (orçamento anual de investimentos); PAA (plano anual de atividades). Mercados financeiros e de capitais: conceitos características e importância. Sistema financeiro nacional: organização, características, produtos e serviços. Mercados de ações. Mercados de futuros. Sistema monetário internacional. O mercado internacional de capitais: classificação dos capitais, movimentação de capitais, centros financeiros



ANALISTA ECONÔMICO-FINANCEIRO D, E e F - INGLÊS
Compreensão de textos. Capacidade de compreender idéias gerais e específicas por meio da análise de textos selecionados de livros, jornais ou revistas (publicações recentes), de nível avançado, que abordem temas culturais, literários e científicos. Estruturas lingüísticas - os tópicos gramaticais exigidos para a compreensão dos textos são os seguintes: frase nominal: substantivo (gênero e número), adjetivo (graus comparativo e superlativo), modificadores do substantivo (artigos, demonstrativos, indefinidos). Frase verbal: verbo (tempo, aspecto, modo; voz; modais), modificador do verbo (advérbio). Pronomes. Conectivos. Preposições e locuções prepositivas. Estruturas de frase simples e complexas: coordenação, subordinação e orações reduzidas.


AUDITOR A - SISTEMAS
Conhecimentos de análise de sistemas, ciclo de vida de sistemas e em metodologia de desenvolvimento de sistemas, regulamentações que norteiam a auditoria de sistemas, como COBIT e normas ISO, conceitos de administração/gestão de empresas e contabilidade, programação em linguagens de baixa plataforma e alta plataforma.



ARQUITETO A (URBANISMO)
Conhecimentos gerais e atuais de teoria e história da arte, arquitetura e urbanismo. Levantamentos – noções de topografia. Levantamento arquitetônico e urbanístico. Locação de obras. Dados geoclimáticos e ambientais. Legislação arquitetônica e urbanística. Instalações de obras e construções auxiliares – serviços preliminares. Canteiro de obras. Marcação de obras. Movimentos de terra. Escoramentos. Projeto de arquitetura– fases e etapas de desenvolvimento do projeto. Análise e escolha do sítio. Adequação do edifício às características geoclimáticas do sítio e do entorno urbano. Sistemas construtivos. Especificações de materiais e acabamentos. Sistemas prediais de redes. Acessibilidade para portadores de deficiências físicas. Projeto urbanístico – desenho urbano. Morfologia urbana, análise visual. Redes de infra-estrutura urbana, circulação viária, espaços livres, percursos de pedestres. Renovação e preservação urbana. Loteamentos, remembramento e desmembramento de terrenos. Projeto paisagístico – conceitos de paisagem. Paisagismo de jardins e grandes áreas. Arborização urbana, equipamentos e mobiliários urbanos. Projetos de reforma, revitalização e restauração de edifícios. Fiscalização e gerenciamento – acompanhamento, coordenação e supervisão de obras. Aceitação dos serviços. Administração de contratos de execução de projetos e obras. Caderno de encargos. Atividades e serviços adicionais – estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e legal. Estimativas de custos. Orçamentos. Laudos e pareceres técnicos. Noções de representação gráfica digital: AUTOCAD. Tecnologia das construções – fundações, estruturas. Mecânica dos solos. Sistemas construtivos.



ARQUITETO B
Escala gráfica e numérica. Representações gráficas de projeto arquitetônico. Plantas, cortes e elevações. NBR 6492. Gerenciamento de projetos. Materiais e técnicas construtivas. Estruturas, cálculos e projetos. Bibliografia sugerida: associação bras. De normas técnicas. NBR-6492. Representação de projetos de arquitetura. RJ, 1994. Associação brasileira de normas técnicas. Adequação das edificações e do mobiliário urbano à pessoa deficiente. NBR-9050. Rio de Janeiro, 1.985. Ching, Francis d. K. Representação gráfica em arquitetura. Porto alegre: Bookman, 2.000. Ching, francis. Arquitetura - forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1.998. Neufert, Ernest. Arte de projetar em arquitetura. São Paulo: Gustavo Gil li, 1.973. Reis, Antonio t. Repertório, análise e síntese: uma introdução ao 44 projeto arquitetônico. Porto Alegre: UFRGS, 2.002. Wong, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1.998.



BIÓLOGO A
1-ecologia conceitos básicos em ecologia, cadeias e teias alimentares, fluxo de energia, ciclo da água, relações ecológicas entre seres vivos, ecossistemas aquáticos, sucessão ecológica e poluição ambiental. 2- características gerais dos seres vivos. 3- classificação dos seres vivos. 4- doenças de veiculação hídrica. 5- identificação de organismos de interesse sanitário. 6- processos de tratamento de água e esgoto. 7- qualidade da águacaracterísticas da água, critérios e padrões de qualidade. 8- indicadores microbiológicos, físicos, químicos, biológicos e toxicológicos de contaminação da água. 9- técnicas utilizadas para avaliação da qualidade da água. 10- classificação dos corpos d’água- resolução conata nº357 de 17/03/2005. 11- processo de eutrofização. 12- algas tóxicas- cianobactérias, definição e habitat, ocorrência de florações, toxinas, fatores ambientais que influenciam o crescimento, evidências de intoxicações humanas, estratégia de controle de floração, prevenção de florações, monitoramento e manejo, métodos químicos para erradicação da floração. 13- uso racional da água. 14- água de reuso. 15- mananciais- conceito, preservação. 16- legislação- resoluções CONAMA nº 001/86, 237/97, Lei nº 9.433 de 08/01/1997.



ENGENHEIRO A (AGRIMENSURA)
1. topografia. 2. Geodésica. 3. Batimetria. 4. Fotogrametria e fotoidentificação. 5. Sensoriamento remoto. 6. Cartografia. 7. Cadastro técnico e planejamento urbano. 8. Traçado de estradas e cidades. 9. Agrimensura legal.



ENGENHEIRO A (AMBIENTAL)
1. A mudança no ambiente industrial; 2. A gestão ambiental na indústria (ISO 14.000); 3. Auditorias ambientais; 4. Rotulagem ambiental e análise de ciclo de vida; 5. Legislação e licenciamento ambiental; eia – rima; 6. Tecnologia limpa; 7. Prevenção da poluição; 8. Ecossistemas: definição e estrutura; 9. Reciclagem da matéria e fluxo de energia; 10. Cadeias alimentares; 11. Sucessão ecológica; 12. O meio aquático: a água na natureza; 13. Uso da água e requisitos de qualidade; 14. Parâmetros indicadores da qualidade da água; 15. Abastecimento de água; 16. Reuso da água; 17. Tratamento de esgoto; 18. Principais doenças associadas com a água; 19. Matéria orgânica; 20. Demanda química de oxigênio (DQO); 21. Demanda bioquímica de oxigênio (DBO); 22. Zoneamento ambiental; 23. Desenvolvimento sustentável; 24. Objetivos do estudo de impacto ambiental; 25. Definição de áreas degradadas; 26. Causadores de degradação. 27. Solos degradados. 28. Perdas qualitativas e quantitativas; 29. Conservação e preservação; 30. Educação ambiental na empresa; 31. Qualidade ambiental; 32. A bacia hidrográfica como unidade de planejamento; 33. Mecanismos de educação e conscientização ambiental.



ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO A
Introdução a engenharia de segurança do trabalho. Psicologia aplicada à engenharia de segurança do trabalho. Legislação e normas técnicas. Gerência de riscos. Ergonomia. Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações. Proteção e prevenção contra incêndios. Primeiros socorros e toxicologia. Higiene do trabalho. Proteção ao meio ambiente. Administração aplicada à engenharia de segurança do trabalho, certificação OHSAS.

ENGENHEIRO A (CIVIL)
Mecânica de solos, fundações, obras de terra, estrutura de concreto, construção civil, instalações da construção civil, hidráulica, saneamento, estruturas metálicas e de madeira, pavimentação. Ciências do ambiente. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho.


ENGENHEIRO B (CIVIL)
Mecânica de solos, fundações, obras de terra, estrutura de concreto, construção civil, instalações da construção civil, hidráulica, saneamento, estruturas metálicas e de madeira, pavimentação. Ciências do ambiente. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho. Lei de Licitações nº 8.666.



ENGENHEIRO C (CIVIL)
Noções de saneamento básico. Noções básicas referentes a acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos/industriais. Noções de hidrogeologia. Noções de hidráulica. Noções de drenagem de águas pluviais. Noções de mecânica dos solos. Aplicação de modelos matemáticos para escoamento em meios porosos. Noções de mecânica dos fluidos e hidráulica de canais condutos livres e forçados. Sistemas de bombeamento e recalque e rebaixamento da superfície de aqüíferos e aplicação de modelos matemáticos. Cálculo de estabilidade de obras de terra. Cálculo estrutural. Escalas e leituras de mapas geográficos e desenhos técnicos. Tecnologias de impermeabilização. Pavimentação. Noções de engenharia ambiental. Estatística. Normas técnicas e legislação ambiental. Topografia. Gerenciamento de obras de edificações. Hidráulica (instalações prediais e industriais). Elaboração de cronograma físico, financeiro de empreendimentos, acompanhamento e fiscalização de obras e Lei de Licitações 8.666.


ENGENHEIRO D (CIVIL)
1. Teoria das estruturas: tensão e deformação; solicitação axial (tração e compressão); solicitação por corte (cisalhamento); torção; flexão; flambagem; energia de deformação; conceitos básicos de análise estrutural; estruturas de concreto, aço e madeira; cálculo e dimensionamento. 2. Tecnologia das construções: noções de instalações de água fria, de água quente, de prevenção a incêndios, de águas pluviais, de esgotos sanitários e de disposição de resíduos sólidos; instalações elétricas domiciliares; materiais; elementos e sistemas construtivos; patologia e manutenção. 3. Orçamento, inclusive softwares: levantamento de materiais e mão-de-obra; planilhas de quantitativos e de composições de custos; listas de insumos; valores por itens; cronogramas físicofinanceiros; softwares comerciais para orçamentos. 4. Planejamento de obras, geotecnia, drenagem: planejamento de obras; rede pert; fundamentos de geologia aplicada; caracterização e classificação dos solos; prospecção geotécnica do subsolo; riscos geológicos; compactação; análise da estabilidade de taludes; movimento de terra: aterro e desaterro; microdrenagem; proteção de encostas. 5. Análise e interpretação de projetos de arquitetura e engenharia 6. Noções de topografia 7. Informática aplicada: CAD, open Office, softwares de orçamento, MS Project e ferramentas de controle. 8. Gerenciamento de contratos. 9. Elaboração de cronograma físico, financeiro de empreendimentos, acompanhamento e fiscalização de obras e Lei de Licitações 8.666.


ENGENHEIRO A (ELÉTRICA)
Planejamento e controle de projetos de baixa e média tensão, instalações elétricas, prediais, correção do fator de potência, sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, sistemas de proteção elétrica, fundamentos de eletrônica, tecnologia de materiais na área elétrica/eletrônica, conceitos gerais de área elétrica (rede y e delta), motores, sistemas trifásicos, potência útil e aparente, interpretação de normas NBR 5000, conceitos sobre teleprocessamento, conceitos sobre redes de computadores, conceitos sobre telecomunicações, análise de ROI (retorno sobre os investimentos), conhecimentos sobre redes PERT/com.


ENGENHEIRO A (ELETRÔNICA)
Microprocessadores e microcontroladores; eletrônica industrial, eletrônica analógica e digital; dispositivos semicondutores; microeletrônica, instrumentação eletrônica e processamento de sinais; computação – fundamentos de telemática; automação e controle de processos; redes de comunicação de dados. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações elétricas.


ENGENHEIRO A (MECÂNICA)
Resistência dos materiais: hidráulica, elementos de construção de máquinas, tecnologia dos materiais, ensaios mecânicos, desenho técnico mecânico, máquinas operatrizes, eletrotécnica geral, tecnologia de soldagem e mecânica automotiva. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações mecânicas.



ENGENHEIRO C (MECÂNICA)
Resistência dos materiais: hidráulica, elementos de construção de máquinas, tecnologia dos materiais, ensaios mecânicos, desenho técnico mecânico, máquinas operatrizes, eletrotécnica geral, tecnologia de soldagem e mecânica automotiva. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações mecânicas. Elaboração de cronograma físico, financeiro de empreendimentos, acompanhamento e fiscalização de obras e Lei de Licitações 8.666.


ENGENHEIRO A (PRODUÇÃO)
1-logística. 2- planejamento e controle da produção. 3- processos industriais. 4- projetos de sistemas de produção. 5- auditoria de sistema de gestão ambiental. 6-organização do trabalho.



ENGENHEIRO A (QUÍMICA)
Parâmetros a serem analisados na qualidade da água: turbidez, cor, ph, etc. Normas legais vigentes sobre qualidade de água para abastecimento público, tratamento de esgotos e corpos receptores (rios, lagos, etc.). Índices de qualidade e controle da qualidade da água. Parâmetros físico/químicos, orgânicos e microbiológicos de controle de estações de tratamento de água e de esgotos. Processos de tratamento de água e esgotos. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho.



GEÓGRAFO A
1. Dimensão política da organização do território - processo histórico e geográfico da formação territorial no brasil. 2. Desenvolvimento econômico e a questão regional no brasil. 3. Organização do território - dimensão política da modernização. 4. O problema da escala geográfica e cartográfica para o conhecimento do território. 5. O problema da região e a produção do conhecimento geográfico. 6. Urbanização- o processo de urbanização dinâmica - complexidade e tendências no brasil. 7. Características da natureza do fato urbano brasileiro. 8. Rede urbana. 9. Dinâmica populacional - o crescimento da população brasileira, taxas de crescimento e distribuição espacial. 10. dinâmica territorial da população brasileira. 11. processo produtivo - setor industrial brasileiro -estrutura, padrões de distribuição e ritmos de crescimento. 12. questões e tendências da produção agrícola brasileira. 13. Inserção do Brasil na economia mundial. 14. emergência como potência regional. 15. transformações recentes nas atividades de comércio e serviços no brasil. 16.sistema de informações geográficas - características dos dados geográficos: posição, atributos e relações espaciais. 17. principais modelos de dados geográficos. 18. estrutura básica dos sistemas de informações geográficas: entrada e integração de dados, gerência de dados espaciais, consulta/análise espacial e visualização. 19. Análise de dados geográficos: seleção, manipulação, elaboração de mapas temáticos, análise exploratória e modelagem.


MÉDICO DO TRABALHO A
Saneamento básico e legislação. Ética médica. Psicologia do trabalho. Fisiologia do trabalho. Determinantes socioeconômicos, demográficos e ambientais do processo saúde-doença. História natural das doenças. Níveis de prevenção às doenças - estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Vigilância à saúde. Doenças de notificação compulsória. Saúde do trabalhador. Doenças ocupacionais. Sistema único de saúde: princípios básicos, limites e perspectivas. Pacto pela saúde – eixos de ação básico. Relações trabalhistas entre o trabalhador, o sindicato, a empresa e o médico do trabalho. Epidemiologia e saúde coletiva na medicina do trabalho. Normas regulamentadoras em segurança e medicina do trabalho. Previdência social - conhecimentos básicos, riscos ocupacionais. Segurança e higiene do trabalho. Ergonomia. Toxicologia ocupacional.


QUÍMICO A
Conhecimentos de química analítica quantitativa: normalidade, estequiometria. Prática de laboratório: volumetria. Espectrofotometria, potenciometria. Pesagens analíticas.


TECNÓLOGO A (CIVIL)
Física geral. Construção civil. Conhecimentos de eletricidade geral. Topografia. Gerenciamento de obras de edificações. Hidráulica (instalações prediais e industriais).


TECNÓLOGO A (ELÉTRICA)
Aplicação de eletricidade, noções gerais: importância da utilização de medidas e unidades, eletrostática, fenômeno eletrostática carga elétrica, Lei de Coulomb. Campo e potencial elétrico, medição. Capacitância e capacitares. Eletrodinâmica. Corrente elétrica, tipos e efeitos, medição. Resistência elétrica, medição, Lei de OHMs. Potência elétrica- efeito joule. Bipolos elétricos. Circuitos elétricos. Leis de kirchhoff. Balanço energético de um sistema elétrico. Associação de resistores, divisores de tensão e corrente. Geradores cc, fontes ideais e reais. Métodos de análises de circuitos em cc. Método de kirchhoff. Método de malhas. Métodos de superposição. Métodos de Thevenin e Norton


TECNÓLOGO A (HIDRÁULICA)
Conhecimento de projetos e obras de saneamento (água, esgoto e drenagem), em geral; conhecimento de hidrometria, pitometria, topografia, cadastro de redes, desenho técnico (em papel e meio digital), arquivo de informações técnicas e serviços correlatos; conhecimento para a elaboração e acompanhamento de orçamentos e cronogramas físico e financeiro; fiscalização e coordenação de obras e/ou projetos contratados; conhecimento dos serviços relativos à execução, operação e manutenção de redes de água, esgoto e drenagem; operação e manutenção de reservatórios e manutenção predial; legislação de segurança na construção civil; conhecimento das normas e leis vigentes, relativas a projetos e obras de saneamento; conhecimentos de gestão ambiental; conhecimento de microinformática: editor de texto, planilhas eletrônicas e programa cad.


TECNÓLOGO A (PAVIMENTAÇÃO)
Levantamentos planialtimétricos cadastrais e interpretação de projetos; projeto de pavimento. Procedimentos construtivos (solos, macadames, cimento, britas graduadas, camadas betuminosas, cbuq, pmq, pmf, tratamentos superficiais, etc.) controle tecnológico da construção de camadas, grau de compactação, controle de materiais.


TECNÓLOGO A (SANEAMENTO AMBIENTAL)
Noções de legislação ambiental. Conhecimentos básicos de: química orgânica e inorgânica, mecânica dos fluídos e hidráulica, termodinâmica, sistemas de tratamento físico-químico e biológico de águas residuárias urbanas e industriais, mecânica dos solos, geotécnica, estruturas, construção civil, hidrogeologia, hidrologia e sistemas de drenagem de água, sistemas de abastecimento de água. Acondicionamento, coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos. Fundamentos de controle de poluição ambiental. Processos de produção de indústrias (químicas, metalúrgicas, mecânicas, de alimentos, de bebidas e etc.). Eletricidade. Cálculo e estatística. Escalas de leitura de mapas. Legislação ambiental (princípios constitucionais, Lei 997/76 e seu regulamento aprovado pelo decreto
8468/76 e suas alterações).